5 de maio de 2007

Mãe


O que é ser mãe?
Será que o simples germinar de um feto dentro de si faz de uma mulher Mãe?
Não em parece!

DISTORÇÕES
Custa-me enfrentar, diariamente, mulheres que manifestam desejo de ser mãe como, se disso, dependesse a sua condição de mulher. Custa-me saber que muitas mulheres criam obsessões pela necessidade de ser mãe para, simplesmente, fazerem depender dessa condição os homens que acreditam amar. Digo “acreditam amar” porque não acredito em amor forçado, manipulado ou chantageado. Quem ama, simplesmente deixa fluir o sentimento, que pode ser recíproco, ou não, mas não o esforça. Quando se ama deseja-se, antes de tudo, o bem do ente querido e isso manifesta-se numa relação de respeito, partilha e confiança; um simples viver diário em prol da felicidade mútua. Quando um força o sentimento do outro, utilizando, para isso métodos tais como a gravidez, não só está a ser duplamente egoísta como se está a enganar a si próprio quanto à visão do amor que o outro manifestará por si.

MANIFESTAÇÕES
Mas, voltando ao “Ser Mãe”, a minha visão é plena. Não só por o ser, na sua verdadeira essência, como por acreditar ser, de facto, este o verdadeiro amor.
A um filho, uma verdadeira mãe ama sem condições (o verdadeiro amor incondicional).
Quantas mães, mesmo sabendo que seus filhos não passam de verdadeiros crápulas, não os continuam a amar?
Quantas mães suportam a vergonha de terem filhos ladrões, assassinos, etc. e no entanto lá estão nas visitas das prisões sempre como bolinho favorito do filho?
Ser mãe, é saber dizer "não" quando é preciso.
Ser mãe, é saber dar e partilhar conhecimento e experiência; ensinar e estar disponível para aprender.
Ser mãe, é tomar decisões que, por vezes, magoam, doem e destroçam mas que se transformam em valorosos investimentos.
Ser mãe, é dar afecto, colo, carinho no seu todo.
Ser mãe - cada vez mais - nesta sociedade que evolui confusa, em termos de designações, pode também ser pai. Nos dias que correm, cada vez há mais mulheres a criarem sozinhas os seus filhos. Umas por opção, outras por não terem alternativa. Na verdade, ser mãe é, na universidade da vida, o curso que nos tributará com o diploma mais distinto. Reconheço que há muitos pais que também o conseguem mas os genes, as diferenças físicas e mentais que distinguem os sexos, há milhares de anos, condicionam as suas avaliações finais.
Reconheço-lhes o mérito e manifesto-lhes a minha mais sincera admiração.

PARABÉNS MÃE
Parabéns, para mim, que sou mãe do filho mais querido do mundo.
Parabéns, para mim, por ser presenteada com um ser tão espectacular na minha vida e…
parabéns, para mim, por me aguentar, há sete anos, como mãe e como pai - em tudo o que envolve ter um filho (desde o financeiro ao emocional) - e por ter o reconhecimento de “bom trabalho” no seu desempenho, educação e tantos etc.s mais…
Obrigada filho, por seres quem és! Mas, quero que saibas que, mesmo que fosses outro, mesmo que não tivesses brotado dentro de mim, amar-te-ia assim mesmo!

Amo-te!
Mãe.